YAVÉ - 14/09/2025

Últimos Boletins

26 de Outubro de 2025

19 de Outubro de 2025

12 de Outubro de 2025

05 de Outubro de 2025

28 de Setembro de 2025

YAVÉ

«EU SOU O QUE SOU.»

(Êxodo 3.14)

      

Deus irrompeu na história e deu-se a conhecer. Aquele povo precisava ser liberto. Não fora criado para a escravidão. E Deus moveu as engrenagens do tempo à luz da sarça que não se consumia. Moisés, tremendo, perguntou:

“Qual é o seu nome? Que lhes direi?”

“Eu Sou o que Sou” – disse o Senhor. E mais dirás: “Eu Sou me enviou a vós” (Êxodo 3.13,14).(...)

YAVÉ, literalmente, quatro letras do alfabeto hebraico. E, quando pronunciadas, o povo de Deus dizia: ADONAI. Reverência, temor, rendição ao único Deus.

O Deus dos hebreus, o Criador dos céus e da terra, é conhecido sob o nome próprio IHVH. É impossível saber como os hebreus pronunciavam esse nome na época bíblica. Tão grande o temor, tamanha a reverência, que nenhuma pessoa se aventurava a pronunciá-lo. Daí dizerem Adonai, ou seja, Senhor. Quando você encontrar em sua Bíblia a expressão Senhor Deus, seguramente, o autor estará substituindo a palavra IHVH por Senhor Deus. A palavra é intraduzível.

ADONAI é juiz, governador, justo, imperador, rei, senhor absoluto e muito mais! Adonai suplanta todos os outros nomes na vida do povo de Israel. É o mais exaltado, reverenciado como o Deus transcendente e agora presente em nossas vidas. Visto como dono, senhor, possuidor, nosso proprietário, a quem devemos temer.

Afinal, não é ELE o tudo de que precisamos?

Glória ao SENHOR DEUS, Adonai-Elohim, hoje e sempre.            

 

Pr. Reuel Pereira Feitosa. In:

  «EU SOU»: O Nome de Deus.

B. Hte, MG: Gráfica O Lutador, 2016, p. 23-25