 
            
	YAVÉ
	«EU SOU O QUE SOU.»
	(Êxodo 3.14)
	      
	Deus irrompeu na história e deu-se a conhecer. Aquele povo precisava ser liberto. Não fora criado para a escravidão. E Deus moveu as engrenagens do tempo à luz da sarça que não se consumia. Moisés, tremendo, perguntou:
	“Qual é o seu nome? Que lhes direi?”
	“Eu Sou o que Sou” – disse o Senhor. E mais dirás: “Eu Sou me enviou a vós” (Êxodo 3.13,14).(...)
	YAVÉ, literalmente, quatro letras do alfabeto hebraico. E, quando pronunciadas, o povo de Deus dizia: ADONAI. Reverência, temor, rendição ao único Deus.
	O Deus dos hebreus, o Criador dos céus e da terra, é conhecido sob o nome próprio IHVH. É impossível saber como os hebreus pronunciavam esse nome na época bíblica. Tão grande o temor, tamanha a reverência, que nenhuma pessoa se aventurava a pronunciá-lo. Daí dizerem Adonai, ou seja, Senhor. Quando você encontrar em sua Bíblia a expressão Senhor Deus, seguramente, o autor estará substituindo a palavra IHVH por Senhor Deus. A palavra é intraduzível.
	ADONAI é juiz, governador, justo, imperador, rei, senhor absoluto e muito mais! Adonai suplanta todos os outros nomes na vida do povo de Israel. É o mais exaltado, reverenciado como o Deus transcendente e agora presente em nossas vidas. Visto como dono, senhor, possuidor, nosso proprietário, a quem devemos temer.
	Afinal, não é ELE o tudo de que precisamos?
	Glória ao SENHOR DEUS, Adonai-Elohim, hoje e sempre.            
	 
	Pr. Reuel Pereira Feitosa. In:
	  «EU SOU»: O Nome de Deus.
	B. Hte, MG: Gráfica O Lutador, 2016, p. 23-25