Vi a Deus face a face e a minha vida, foi salva.
Gênesis 32:30b
11 de Agosto de 2024
19 de Junho de 2024
30 de Maio de 2021
25 de Abril de 2021
Pr. Reuel Pereira Feitosa
Amigo de Deus é o significado do seu nome. Nasceu no dia 24 de fevereiro de 1941, na cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul.
Menino forte, sadio e inteligente. Sua mãe sofreu muito com seu parto. Não havia esperança de que ambos sobrevivessem. Seria a mãe ou o filho. Mas Deus tinha seu plano. Debaixo de uma goiabeira, lá no fundo do quintal, o velho avô ajoelhado, com a Bíblia na mão, intercedia para ambos viverem. Assim, debaixo de tanto clamor, nascia "o amigo de Deus".
Aprendeu desde o ventre que teria de lutar para sobreviver, e também para servir a Deus.
Aos 3 anos de idade já reunia vasilhas à sua volta, subia nos caixotes, enfileirava tijolos, latas vazias, e anunciava a Jesus como Salvador.
Com 5 anos pregava para os vizinhos que o esperavam com doces e balas. Eles sabiam que o pequeno pregador viria todos os dias sem se cansar. A primeira alma que ganhou para Jesus foi um alcoólatra, sargento do exército. Ele se converteu com toda a família e um dos filhos hoje é um Pastor Missionário. Foi assim o início maravilhoso do seu grande ministério! Por volta dos 6 anos de idade já dizia num Culto de Missões: "O índio do Brasil também precisa do Evangelho". A mãe ficava assustada com o poder, fé e sabedoria dessa criança. Aos oito anos se batizou, no Rio de Janeiro, em 1949.
Em casa ajudava a mãe nos afazeres domésticos e cuidava dos irmãos. Aos 14 anos começou sua carreira de pregador no púlpito das igrejas. Aos dezessete anos já dirigia uma igreja. O Pastor ficara gravemente doente. E ele assumiu a responsabilidade. Levantava-se às 4:30 da manhã buscando sabedoria e unção de Deus. Diariamente, às 19:00 horas, dirigia um culto de intercessão pelo Pastor, o povo e a construção do templo porque a Igreja não tinha recursos.Um ano depois, o Pastor estava curado, a igreja firme e a construção do templo concluída pela fé.
Estudou no Colégio Batista do Rio e no Seminário Batista do Sul do Brasil. Trabalhou como seminarista na Igreja Batista do Méier ao lado do grande Irland Pereira de Azevedo. Pastor e conferencista renomado, vivia em constantes viagens: "Queremos pedir que, quando viajar, não convide outros pastores para substituí-lo. Queremos o seminarista Reuel."
Ao sair do seminário foi pastorear uma igreja em Vitória – ES, em 1967. Ali chegou cheio de sonhos e alegrias. Ao final do seu primeiro ano de Ministério foi homenageado por ter sido o Pastor que ganhou mais almas para Jesus. Mas o Espírito Santo de Deus falou ao seu coração: "Aqui não será o seu lugar. Vá e Eu serei contigo." E o jovem pastor veio para Belo Horizonte, onde seu pai, assoberbado e doente, dirigia o STEB – Seminário Teológico Evangélico do Brasil, um 1969.
Logo depois foi convidado a dirigir a Igreja Batista da Lagoinha. Era um rebanho inquieto e o Pastor muito jovem. No seu primeiro sermão oficial à igreja, ao sentar-se no púlpito, contou 47 pessoas no auditório. "... Uma dor atravessava meu peito. E orei determinado: Pai, tu me puseste aqui. Agora eu te peço: ou Tu mudas esta igreja, ou então me mate." E pregou como nunca. Abalou os alicerces da Igreja e o coração do povo. E o Senhor restaurou a igreja.
Mas Deus enviou um profeta...
Quando Dona Iracema Gomes chegou de viagem, ouviu os rumores: "Temos um grande Pastor e Pregador !" Mas veio a palavra do Senhor: "Este não será o Pastor da Igreja. Tenho para ele uma grande obra."
O Senhor conclamava o Seu povo a fazer a Sua vontade. E dizia: "Descalcem as sandálias dos pés, porque o lugar em que pisais é santo." Ela tirava os sapatos, subia ao altar e entregava as mais duras mensagens.
"Eis que farei uma grande obra neste lugar. Ela confundirá e assombrará a muitos".
Naquela manhã do dia 26 de dezembro de 1971, com 30 anos, o Pastor Reuel deixava a Lagoinha, declarando: "Para esta igreja haverá muitos pastores; mas para estes jovens, não. Ficarei com eles." O choro foi muito grande entre o povo. Do outro lado da avenida as pessoas paravam, perguntando o que estava acontecendo.
Às sete horas da noite daquele mesmo domingo, um grupo bateu à porta de uma casa rica. Eram jovens com suas roupas coloridas, saias longas, chapéus e bengalas; cabelos compridos e barbas longas. Eles estavam muito assustados. Haviam descoberto que não podiam ficar mais na igreja. Mas Drª Elsie Villas Boas e o Ministro Antonio Martins Villas Boas os receberam com muito carinho no salão nobre de sua residência. Os jovens pediram a presença do Pr. Reuel para saber o que fazer. Na verdade, o que eles mais queriam era ter sua própria Igreja e o seu Pastor.
Naquele instante o Senhor falou outra vez: "... no céu já se formou uma igreja e ao lado existe uma casa. Nela está escrito: LAR DA PAZ. Filhinhos, vocês terão um lar, esposas, filhos e viverão em paz".
Quando o Pastor entrava no salão eles começaram a cantar: “Trazemos paz pra você (evenu shalom halehim)”. Com o rosto coberto de lágrimas e os olhos brilhando eles aguardavam ansiosos a resposta do Pastor. E aquele moço, com voz grave, mas muito decidida, disse: “Acaba de nascer uma Igreja...”
Dias antes, numa reunião de oração ele interrompera a mensagem para perguntar ao profeta:
- Qual será o nome dessa Igreja?
“- O seu nome será Peniel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. "Gn. 32:30." A obra que estou iniciando confundirá e assombrará a muitos. Milhares de jovens virão de todas as partes. Eles terão abrigo, casa e pão, terão a sua própria igreja que Eu mesmo edifiquei. Ela se espalhará até aos confins da terra: de norte a sul, do Ocidente ao Oriente”, vaticinava Iracema Gomes. “Nunca haverá lugar que comporte esse povo, pois será incontável como as estrelas o céu e os grãos de areia que estão na praia do mar”, profetizou Bernhard Jonson, em 1972, na Rua Rio de Janeiro, 339.
Pr. Reuel deixou uma grande igreja e um futuro promissor, prestígios e honras, e abraçou aqueles jovens. E, com eles, também a pobreza. Ele não sabia se teria salário e nem casa para morar. Sem nenhum recurso começou a obra. “Não havia uma só cadeira. Nossos jovens sentavam-se no chão. As crianças buscavam na rua os caixotes de maçãs para sentar e assistir à Escola Dominical.” Hoje, aí está Peniel, para que todos vejam as grandes Obras de Deus.
O Senhor continuou abençoando. A compra da propriedade da Rua Peçanha, em 1978, foi mais um grande sinal. O valor do prédio era duzentas vezes maior que a receita da igreja. Mas o Senhor disse:”Vai e compra.” Muitos tremeram no dia de assinar as promissórias. Outros deixaram a Igreja, com medo. Mas nunca atrasamos os pagamentos. As pessoas ligavam de todo o Brasil e diziam: “Estou enviando tantos mil cruzeiros.” Ou, “Venham buscar minha oferta agora. Esse dinheiro está queimando minhas mãos!” Outros entregavam o salário, casas, carros e bens. Uma viúva deu tudo o que tinha de suas economias e os jovens saíam pelas ruas vendendo "Além das Drogas", o primeiro livro do Pr. Reuel.
Em 1979 ele participava de um Congresso Evangelístico Latino-Americano em Lima, Peru. Mas a Teologia era política e ensinava-se a fazer revoluções. Reuel estava abatido. Não desceu para o auditório naquela manhã. Ficou no quarto. E enquanto orava, andando de um lado para o outro, o Senhor lhe disse: “O mundo não será salvo pela teologia, mas pela loucura da pregação”. Vai e abre uma “Escola de Pregadores”. Deixando Huampany, retornou ao Brasil. Em março de 1980, iniciava-se a Escola de Missões Peniel. O Pastor René Feitosa, eminente mestre da Palavra, pastoreava em Goiânia, e foi chamado para organizar e dirigir a Escola. Centenas de pregadores já saíram da ESMI, hoje espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
O menino que queria ser um grande pastor teve o privilégio de pregar na Espanha, Portugal, França, Inglaterra, Holanda, Itália, Grécia, Estados Unidos, Canadá, Singapura, Japão, China, Coréia, Israel e quase todos os países da América do Sul. Mas ele afirma que uma das maiores emoções de sua vida foi pregar em Israel, testemunhando de Peniel. “Cultuar a Deus junto com palestinos, judeus e gente de todo o mundo, reunidos no mesmo lugar. E, em Jerusalém, ser interpretado em árabe e inglês. Imensa a emoção de ver raças inimigas adorando, orando e ouvindo a Palavra na comunhão do Espírito Santo.”
“Nos anos 80 a Bolívia era conhecida como o maior produtor mundial de cocaína. No dia 10 de Janeiro de 1986 nossos primeiros missionários chegavam a Santa Cruz. “Quando tomei o trem de volta para o Brasil e olhei lá fora nossa primeira família missionária, meu coração se partia”. E chorei muito. Mas hoje, passados tantos anos e apesar da ambição dos homens, Deu mudou a Bolívia!”
“A China tem produzidos seus frutos. Moreira, Irene, os dois filhos Timóteo e Agnes; Haqui, o primeiro chinês recuperado. Evangelista, foi treinado e enviado. Deus o chamou a glória. Ele percorreu, com sua pequenina esposa o interior da China pregando o evangelho e organizando pequenos grupos de oração e libertação de viciados, de Cantão até a Manchúria. Só Deus pode medir os frutos do seu ministério...
“Meu sonho atual é ver Peniel consolidada na China com uma Escola de Pregadores e centenas de evangelistas chineses invadindo o país; a implantação definitiva da Missão na África, a construção do hospital e do orfanato; ver acontecer na Colômbia o milagre ocorrido na Bolívia; aprofundar o trabalho na Índia e o Japão; uma igreja Transracial em Nova Iorque ; também Peniel levando esperança em Deus para a Rússia... Gostaria de ver mais cem (100) Igrejas Peniel no Brasil até o ano ... e construir o Tabernáculo Peniel aqui em Belo Horizonte. Não sei se haverá tempo... Mas existem vocês para continuar.”
Não sou senhor da minha vida. Ela pertence a Deus. A minha entrega foi voluntária e sou o único responsável perante Deus por minhas decisões. Aconteça o que acontecer, meu compromisso é com Deus. Sou uma pessoa muito feliz; tenho um propósito para viver; vivo para Jesus e para os outros. "E, se esse for o desígnio de deus quero morrer aqui, na minha Peniel."
“NÃO TENHO A PRETENSÃO DE SER UM GRANDE LÍDER”, NÃO QUERO NADA PARA MIM, JAMAIS PRETENDI. SÓ TENHO UM DESEJO IMENSO, UMA VONTADE INCONTIDA:PREGAR
QUE AS PESSOAS SE LEMBREM DE MIM APENAS COMO UM PREGADOR, CONDUZIDO PELO ESPÍRITO SANTO; QUE CONSAGROU SUA VIDA A OBEDECER, HONRAR E GLORIFICAR A JESUS
ENTREGANDO-SE INTEIRAMENTE A DEUS EM PENIEL".
Biografia Técnica
O Pastor Reuel sempre se preocupou em preparar-se para exercer o Ministério. Cursos de Teologia (STBSB –Rio), Filosofia (UEG/UFMG – Rio – MG), Administração Eclesiástica (Rio), Haggai Institute (Singapura), Psiquiatria Clínica (Extensão Hospital Santa Clara – MG), Escola Superior de Guerra (ADESG – MG) e Church Growth (NY Theological Seminary – USA) e outros.
Autor de 21 livros na área de ministério com jovens, Igreja, Missões, Doutrina, Devoção e Avivamento. Além dos Programas Peniel Expression e Clamor Pelo Mundo, nestes últimos onze anos. E mais de 1400 pastorais nos Boletins da Igreja.
IGREJA BATISTA PENIEL
End: Rua Peçanha, 400, Carlos Prates, Belo Horizonte,MG – Brasil
Fone - (31) 3201-7209/3201-7289
Email - penielbh@gold.com.br
Receba informações sobre o Ministério Peniel
© 2024 Copyright - Igreja Batista Peniel
SBrasil Soluções