 
            
	O ALTAR DA ADORAÇÃO
	«E edificou ali um altar ao Senhor,
	e invocou o Nome do Senhor.» - Gênesis 12.8
	      
	Altar é um lugar simples onde o homem adora a Deus. Altar é marcantemente pessoal, revestido de flagrante pureza. Fruto do coração do adorador. Os templos são públicos, mas os altares são particulares.
	Os altares revelam decisão pessoal. Uma atitude interior. Eles falam de busca, da ansiedade do coração à procura de Deus.
	Abraão saiu de sua terra e de sua parentela para continuar adorando ao Senhor que lhe falara. Seu caminho foi pavimentado de uma atitude permanente de comunhão com Deus.
	Todo lugar é lugar de adoração. E se meios faltarem, criemo-los. Abraão tomava as pedras do caminho. No deserto construiu o seu lugar de adorar ao Senhor. (...)
	Olhando a jornada desse patriarca percebemos que seus olhos enxergavam sempre adiante. O altar era seu ponto de contato. A bússola a orientá-lo permanentemente. Os desvios de rota jamais acontecem, mesmo que uma onda mais forte, como o abuso de Faraó por Sara, ameace afundar o barco. Esse barco sabe para onde vai, no deserto ou no mar.(...)
	Pela fé Abraão construiu os seus altares. Mais que um monte de pedras, eles eram a soma dos propósitos e intenções do seu coração. Voltado inteiramente para Deus ele buscava no íntimo o seu eu.
	Arrancava-o de dentro, trazia-o para fora, e O colocava aos olhos de seu Senhor. Do mesmo modo como conduzia Isaque ao alto da montanha para o holocausto, a si mesmo se conduzia. Na mesma fé e obediência que o moviam a sacrificar SEU ÚNICO FILHO, também a si mesmo se amarrava à lenha, em solene e completa adoração. (Gn. 22)
	O verdadeiro adorador constrói seu próprio altar.
	Isso nasce de dentro. Aflora à tona; tudo ele dá, sem nada pedir. (...)
	A Igreja deve ser o altar visível que projeta o altar invisível de cada cristão. O templo, mais que lugar de acontecimentos humanos apenas grandiosos, deve propiciar a cada indivíduo um encontro pessoal, verdadeiro e santo com o Senhor.
	Deus é o espetáculo. E o homem o ser imediata e fulminantemente atingido por Ele com todas as suas misericórdias. Os deslizes, mazelas, dores e pecados se desfazem frente a frente com Deus.
	Altar é trazer a Deus para dentro da vida humana, em circunstâncias dramáticas.(...)
	O altar é feito pelo homem, mas é habitação de Deus.
	            Quando um homem constrói um altar para Deus, Ele vem e habita.            
	 
	Pr. Reuel Pereira Feitosa. In.: 
	                               «NA SENDA DA ADORAÇÃO».
	B. Hte, MG: Editora Betânia, 2005, p. 27-31