TEMPOS DE REFRIGÉRIO “...Se Alguém Tem Sede, Venha A Mim, E Beba.” - 01/12/2024

Últimos Boletins

17 de Novembro de 2024

10 de Novembro de 2024

03 de Novembro de 2024

27 de Outubro de 2024

TEMPOS DE REFRIGÉRIO

“...Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.”

(João 7.37)

 

A Em meio ao burburinho da festa, da agitação das gentes, dos encontros e desencontros da hora, algo mais grave “rolava” no coração vazio do povo. A Páscoa passara, Pentecostes chegara. As barracas se espalhavam pelas vielas da cidade confundindo-se com a alegria superficial do povo.

Tudo era pura agitação.

No templo os sacerdotes imolavam os cordeirinhos, o cutelo rasgando o coração dos santos animaizinhos já não lhes conseguiam arrancar um balido... Aquele sangue parecia não provocar nenhuma reação no coração do povo. Uma “nova e falsa” formalidade ou “ritual contemporâneo” tomara conta de tudo... Todos acorriam ali, à festa. Bastava “curtir” a celebração! Um novo mundo mágico e midiático parecia explodir no coração de cada um.

- Quem sabe satisfaria a angústia, os vazios, as depressões e os questionamentos profundos dessa “nova fé”, “religião” sem Deus, sem Sacrifício Vivo no Altar, sem o Sangue do Cordeiro, sem a Revelação da Palavra, sem Jesus, sem Vida Cristã e até “sem Igreja”?

O Culto se transformara num eloquente empreendimento religioso e comercial. Negociata, de fato... Que tristeza!   

O Sacerdote já não tinha o “Sangue do Cordeiro” nas mãos para purificar os pecadores... Mas, tudo vibrante, dentro de um contexto de pura formalidade, fria, vazia e sem alma. Sem lágrimas, arrependimento ou confissões... Bastava exibir seu novo estilo de vida, indicando a classe social, a riqueza, a pobreza ou a miséria.

Mas isso não importava. Aparece sempre quem tem mais!

Celebra-se assim o Pentecostes atual – a antiga Festa das Cabanas - Cinquenta dias depois da Páscoa - muito mais importante do que o fato em si. Que a nação inteira soubesse, tomasse conhecimento, e por todas as aldeias se batesse palmas, e o regozijo se espalhasse em massa para todo o povo! A mídia reina em cores onipresente!

No Templo, o Sacerdote, o Altar e o Cordeiro pouco importavam. Valia apenas o espetáculo... porque o coração do povo era vazio, sem fé, sem compromisso, sem vida e sem esperança. Os Celebrantes nada tinham a transmitir de “Revelado” - como Moisés do alto da penha de Horebe!  Aliás, não parecia mais ser necessário ouvir a Voz de Deus – «Cada pessoa se bastava a si própria.» Ou seja, era mesmo seu próprio deus... Um deus multicolorido, instantâneo, vibrante, presente, global, mágico e fabulosamente espetacular! Controlado por um algoritmo ou Inteligência Artificial! Num templo negro... Quem sabe?

MAS ALGUÉM ESTAVA OLHANDO DE LONGE, E SOLENEMENTE SE ERGUE MOVIDO DE FORTE CLAMOR, E DIZENDO: “E NO ÚLTIMO DIA, O GRANDE DIA DA FESTA, JESUS PÔS-SE EM PÉ, E CLAMOU DIZENDO: SE ALGUÉM TEM SEDE, VENHA A MIM, E BEBA.” (Jo 7.37).

SE ALGUÉM TEM OUVIDOS, OUÇA  A  VOZ  DO ESPÍRITO SANTO. JESUS CRISTO  ESTÁ FALANDO MUITO  ALTO!!  HOJE!

DEUS ABENÇOE VOCÊ.          

 

Pr. Reuel Pereira Feitosa

Presidente da Obra e Ministério Peniel