TEMPOS DE REFRIGÉRIO
“Porventura não há bálsamo em Gileade?”
(Jeremias 8.22)
A pergunta é inquietante e misteriosa. Pressupõe alguma coisa escondida, encoberta, necessitando de resposta urgente. O povo sofria sem achar remédios. Dor profunda, enraizada na alma. Coração partido necessitando de interferência urgente.
Gileade era terra de curas, alívios, remédios e poções para corações fragilizados...
...E até perfumes cheirosos para corpos e almas machucadas pela crueldade dos seus cidadãos – mesmo os melhores amigos...
A grande pergunta batia intrigante nos corações sensíveis.
- Por que sofria o povo? Haveria ainda algum remédio?
Não há médico em Gileade?
Onde os unguentos famosos?
Onde o alívio para as dores?
Afinal, o que fizeram com a “filha do meu povo?” (Jr 8.22b)
A calamidade é uma só, e proliferam dia após dia. Os templos se esvaziam, as oferendas e deuses estranhos se multiplicam, e as posturas individuais e coletivas apenas confirmam a apostasia no coração de cada um...
As Igrejas se perdem em escândalos sem fim...
As nações e seus «príncipes» tropeçam todos os dias, mesmo nas grandes efemérides...
Vergonha, dor, silêncio e choro convulsivo das criancinhas... Os pais se foram, as mães se perderam; desgraça como fumaça escura cobre os povos da Terra.
Palavras trôpegas vão tomando conta dos altares, e o temor do Senhor já não existe. Até parece que o Espírito do Senhor se foi distanciando, entristecido, quebrantado pela frieza, letargia e indiferença do povo... “Então, saiu a Glória do Senhor da entrada da Casa do Senhor, em Jerusalém” (Ez 10.18).
Quebrantai-vos perante o Rei da Glória. “Rasgai os vossos corações perante o Senhor, e não os vossos vestidos; Convertei-vos ao Senhor vosso Deus” (Jl 2.13); “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de santificação”(Jl 2.15) “Chorem os sacerdotes e ministros do Senhor, entre o alpendre e o Altar, poupa o teu povo, ó Senhor” (Jl 2.17).
- HÁ REMÉDIO E MÉDICO EM GILEADE. QUEBRANTAI-VOS PERANTE O SENHOR! SEDE CURADOS!
Pr. Reuel Pereira Feitosa
Presidente da Obra e Ministério Peniel