A Oração De Jonas - 09/03/2014

Recentes

18 de Abril de 2021

28 de Março de 2021

A ORAÇÃO DE JONAS

...E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe... (Jonas 2.1)                    

Foi a mais profunda e sentida das orações. Ele tinha o coração rasgado, a alma despedaçada pela consciência de culpa e convicção da justeza de sua condenação. Jonas sabia que merecera o castigo.

Ele, no entanto, conhecia a Deus. Ciente da imensa misericórdia do Senhor para com os ninivitas, também podia imaginar a misericórdia de Deus em relação a si. “Sou devedor”, “pequei contra Deus”, “fui desobediente”, e agora estou recebendo o que mereço. Mas, lá no fundo de sua alma, ele também reconhecia a grandeza do amor de Deus, Sua compaixão sem medida e a certeza de Sua benevolência.

Então, ele afirma: “Na minha angústia clamei ao Senhor...” (Jn 2.2). A angústia tem um papel  marcante na vida humana. Ela não  é desejável, mas acontece sempre. Age como mestra divina nos conduzido à verdade, ao definitivo caminho do bem.

A Bíblia está repleta de situações semelhantes. Homens e mulheres passaram tremendas aflições e grandes provas para, afinal, terem um encontro verdadeiro  com o Senhor.

Às vezes, os caminhos são difíceis, as vias se confundem. E até pensamos estar perdidos no meio da jornada. Mas o Senhor é “Guarda Fiel” e já tem tudo sob controle.

Jonas reconheceu o seu estado de desgraça, completo desamparo e total perdição: “desci ao fundo dos mares, águas me cercaram até a alma...os ferrolhos da Terra se fecharam sobre mim” (Jn 2.6). Não havia esperança.

Para aquele que dizia: “lançado estou de diante de Tua presença”, as saudades de Deus apertaram o coração.

Lembrou-se da Casa do Senhor, dos seus portais escancarados, do altar do holocausto e da santidade de Deus. “Quem dera pudesse eu contemplá-los outra vez...” (Jn 2.4) - clamava.

E Aquele Deus a quem Jonas conhecia - e havia desobedecido - moveu os céus, a terra e o mar, e conduziu aquele grande peixe para a praia, onde depositou o profeta. “Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.” (Jonas 2.10).

Agradeça a Deus por todas as suas lutas. Louve o Nome do Senhor em todas as provas. Certamente, Ele está triturando sua vida para tê-lo completamente disponível, e pronto a ser bênção para muitas pessoas, povos e nações.

Aquiete-se no coração de Deus. Uma praia  Ele tem preparada para o começo de uma nova vida em sua vida.

Deus abençoe você.    

Pr. Reuel Pereira Feitosa

Presidente do Ministério Peniel