Obra Nova! - 05/01/2014

Recentes

18 de Abril de 2021

28 de Março de 2021

Vede entre as nações, olhai e maravilhai-vos, porque estou realizando uma obra nova no meio de vós. (Habacuque 1.5)   

Deus faz o novo. E o Novo de Deus emerge do nada. A matéria prima de Deus é o nada. Porque o novo que Ele faz provém d’Ele mesmo. Ele é  a causa. O Espírito Santo é causa instigadora desse tudo, pairando sobre o nada. Só Ele poderia, e pode, fazer  vir a ser onde nada há (Gen 1.1-2).

O novo do homem nasce da vontade, do planejamento, do método e da execução humana. Pode ser bom ou não, eficaz ou falho, brilhante em qualquer sentido, mas do homem.

Se o homem for apenas “método”, o Novo de Deus acontecerá!

Habacuque era apenas um profeta. E o seu livro começa com a constatação contundente do “peso” que viu Habacuque, esse homem de fina sensibilidade, consciência nobre, temor a Deus e permanente fidelidade.

Habacuque, o homem que abraça!

“Por que me fazes ver...” (v.3) O que viu, agora compartilha com o povo de Judá. Mas Habacuque parece ansioso: “Vede entre as nações...” (v.5). A visão é forte e contundente. A hora é urgente, os fatos se sobrepõem. Ele quase se desespera nesse clamor profundo.

“... Olhai, admirai-vos e maravilhai-vos...” (v.5).  Tenta despertar o povo despreocupado, acomodado às próprias escolhas, conformados a uma realidade banal de vida e comunhão com Deus. Eles haviam esquecido as intervenções divinas na história da nação, perdido o sentido do amor de Deus, da comunhão, dos grandes milagres e dos atos do Todo Poderoso e Soberano Deus.

 As coisas que o Senhor prometeu no passado se cumpriram (Isaías 42.9). Lembra-se, Peniel, das tremendas promessas de Deus? Já fomos “do norte ao sul, do Oriente ao Ocidente...” Incontáveis como as estrelas do céu ou as areias da praia!

Por que a visão  a nós hoje?

Continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo; uma obra maravilhosa e um assombro, a sabedoria dos sábios perecerá e o entendimento dos prudentes se esconderá (Isaías 29.14).

“...Realizo em vossos dias uma Obra...” (v.5).  Obra atual de Deus. Sobrenatural. Movida pelo Espírito de Deus. Conectada à Palavra e aos Profetas: (José, Gen 41.38; Elias, I Reis 17.1; Amós, 8.11-12 e Joel, 3.13-14; 2.28-32; João Batista, Mateus 3.3-9) e Jesus Cristo, sobre a hora da tribulação sobre a terra: “...Depois da aflição daqueles dias, o sol se escurecerá... as potências do céu serão abaladas... No céu aparecerá o sinal do Filho do Homem... e O verão vindo sobre as nuvens... Sabei que Ele está próximo às portas” (Mateus 24. 29-35).

Que Obra é Essa?

É Obra Nova! Gerando Vida, Libertação, Salvação, Santidade, Consolação, Maravilhas, Espanto, Temor e Esperança! Apropriação pelo povo do poder de Deus, como em Ezequiel no Vale de Ossos Secos (Ezequiel 37); Resgate da Igreja (Isaías 43.1-7) e o derramar de  águas sobre o sedento e o Meu Espírito sobre a terra seca (Isaias 44.1-5). 

Quando e como começará?       

Estou fazendo. “Tenho ouvido a Tua fama, e estou amedrontado... Torna conhecido a Ti mesmo... Faze notória a Tua Obra” (Habacuque 3.2). O Senhor está agindo, e nada o impedirá. “Venha, e veja, que maravilhas tem feito na terra!” (SBS,LH,NAS e NI).

Esta Obra de Deus é pessoal. Na vida de cada cristão. Precisamos de cristãos melhores, gerados pelo poder do Sangue e Saturados do Espirito Santo.

Deve acontecer na vida dos Ministros, genuinamente vocacionados e “doados  à Igreja”, para o aperfeiçoamento dos santos (Efésios 4.11-17).

Igreja Corpo de Cristo, vivendo em amor, sob a Liderança Genuína do Espírito Santo (Atos 13).

O Espírito Santo fará notória a glória de Deus; a credibilidade, o respeito, o temor e a busca de Deus pelo mundo sem esperança.

Eis que faço Obra Nova, na Ousadia, Autoridade e Poder de Deus.

“Ouvi Senhor a Tua Palavra e temi; Aviva, ó Senhor, a Tua Obra no meio dos anos a torna notória” (Habacuque 3.2).

 

Pr. Reuel Pereira Feitosa