Qual A Sua Queixa? - 19/07/2013

Recentes

18 de Abril de 2021

28 de Março de 2021

“...Por-me-ei sobre a minha torre de vigia...

para ver o que Deus me dirá em resposta a minha queixa...”

(Habacuque 2.1) 

Os protestos tomaram conta do mundo. Presentes nas ruas, lares, no trabalho, nos estádios e até nas igrejas. Há um vazio no mundo, um espaço enorme aberto. Acho que esse espaço no coração das pessoas tem as dimensões do Espírito de Deus.

Habacuque escreveu apenas três capítulos de pura poesia, e inspirada profecia, em meio a um tempo de tremendas inquietações. O Profeta antevia a aproximação dos caldeus, via a chegada do “Inimigo”  e sofria a dor cortante no seu coração.

O perigo da aproximação dos dominadores, a injustiça, a corrupção campeando e a turbulência do povo a sua volta. Uma santa inquietação agitava seu coração. Ele era profeta, sacerdote da melhor estirpe, que vivia no templo. Sua alegria era o Senhor, a Sua Casa, e a constante glorificação do Seu Nome: O Senhor está no seu santo templo, cale-se diante dele toda a terra (2.20).

“Até quando clamarei pedindo ajuda?  Até quando gritarei ‘violência”? E Tu não nos salvarás?  Por que me fazes ver a maldade?  Por que toleras a injustiça?  Estou cercado de destruição, há brigas e lutas por toda a parte. Ninguém obedece a Lei, a justiça nunca vence;  Os maus levam vantagem sobre os bons e a justiça é torcida” (1.2-4 -LH).

A todas estas questões, lá do fundo do coração sincero, o grande Profeta responde, a si mesmo, e a nós todos nos dias de hoje:

                        Filho, ponha-se na minha Torre de Vigia

                        Coloca-te sobre a minha fortaleza

                        E vigia para ver o que Deus dirá

                        Em resposta a minha queixa (2.1).

Inquietações, tribulações e até tristezas têm no Senhor respostas. Mas elas começam com a nossa vocação como filhos de Deus. Somos chamados ao seu ministério, ao Seu serviço:  Na minha Torre (2.1); Nossa obediência ao Chamado:  Por-me-ei (2.1); Humildade para Ouvir:  O Que Vai Dizer... (2.1) e a Sua Resposta a Minha Queixa  (2.1).

Deus é Soberano e não precisa responder o quê,  do modo e quando  nós esperamos. Conhecendo o nosso coração - melhor do que nós mesmos - Ele faz como Lhe apraz. A nós convém humildemente obedecê-lo.Ele decide porque e como agir!

Sabe qual a resposta a tantos dos nossos questionamentos, interrogações e queixas?

A visão é para o tempo determinado. Se tardar, espera-o; certamente virá, e não falhará; Porque o justo por sua fé viverá!” (2.3-4).

As grandes questões do sofrimento humano apresentam-se desde o tempo do Justo Jó (19.25), e chegam até nós pelas Palavras do Apóstolo Paulo:

“Porque no Evangelho se descobre a justiça de Deus de  fé  em fé, como está escrito: MAS O JUSTO VIVERÁ DA FÉ” (Romanos 1.17).

Sem fé é impossível agradar a Deus, a nos mesmos, aos outros,  e até  de sermos felizes.

Habacuque significa abraço: Abrace suas queixas com a fé que agrada a Deus.

Que o Deus de Glória o abençoe com as consolações e forças do Espírito Santo.

As nossas queixas, são d’Ele!

 

Pr. Reuel Pereira Feitosa