Clame! - 05/07/2013

Recentes

18 de Abril de 2021

28 de Março de 2021

“...Desfalecia em mim a minha alma,

e eu lembrei-me do Senhor...” -  (Jonas 2.7) 

A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem. Jonas se encontrava numa situação estranha. Aos olhos da lógica, da razão, ou pelo menos do bom senso, impossível. Poderia um homem encontrar a Deus onde ele estava?

- Como conhecê-lo, e experimentar  do seu amor e misericórdia, ali?

No bojo de uma tremenda aflição, num estado de total esmagamento e completa impossibilidade. Diríamos hoje, absoluta irracionalidade. Tanto o homem, a história contada, o lugar onde se achava: pensar, sentir, falar e  clamar a Deus!

Jonas vivia um absurdo. Exatamente inacreditável.

A Palavra nos conta que orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do grande peixe (2.1). Na minha angústia  clamei ao Senhor, e Ele me respondeu; do ventre do  “inferno” gritei, e Tu ouviste a  minha  voz (2.2).

Ele fora apanhado de surpresa no meio da borrasca. Lançado ao fundo dos mares, no contradizente remoinho das águas, aprisionado pelas correntezas, enclausurado pelos ferrolhos dos mares que se cerraram sobre sua cabeça, e arrastado pelo turbilhão que o arremessava para baixo, para os lados, à  deriva. Jonas estava sem rumo.

Esse profeta desobediente foi arrebatado pelas compaixões de Deus, tomado fortemente pelas misericórdias do Senhor; enquanto escória humana, se agarrava ao denso nada que sobrara à sua volta (2.3)

Lançado estou de diante dos teus olhos (2.4).  As águas me cercaram até  a alma, o abismo me rodeou (2.5).

Não havia mais esperança, e tudo parecia perdido...

Quantas vezes em nossa pobre vida somos levados ao fundo dos mares. Os desesperos tomam conta de nossa alma, as dores contorcem nosso corpo e arrependimentos nos fazem derreter em lágrimas.

Nações inteiras se levantam vociferando ódio. Nas ruas transbordam multidões reclamando injustiças, e os povos buscam revoluções. Livremo-nos do seu domínio, acabemos com o poder que eles têm sobre nós! (Salmo 2.3).

Lançado estou de diante dos teus olhos... Livra a minha vida  da  perdição (Jonas 2.7).

Quando o coração humano desfalece, sua alma se volta para Deus.

Falou, pois, o Senhor ao peixe, e ele vomitou Jonas na praia na terra (Jonas 2.10).

Na verdade nada sabemos e nada somos. E quando achamos que tudo podemos, nos vemos abocanhados por situações inexplicáveis. Desconcertantes. E obscuramente comprometedoras.              

Jonas ensina a mim, a você, à Igreja, à nossa e à todas as nações da Terra, com palavras de quebrantamento e tocante humildade: “...DESFALECIA EM MIM A MINHA ALMA, E EU ME LEMBREI DO SENHOR. E A MINHA ORAÇÃO CHEGOU AO TRONO  DE  SUA  SANTIDADE.

- A SALVAÇÃO VEM DO SENHOR” (2.7 e 9).

Deus abençoe você.

                                                                                           

Pr. Reuel Pereira Feitosa