Onde O Remédio? - 21/06/2013

Recentes

18 de Abril de 2021

28 de Março de 2021

“Por que o meu povo não foi curado? 

Será que não há mais remédio em Gilead?”

 

( Jeremias 8.22)       

Quando o povo desespera e desce às ruas, alguma coisa está errada. Revoltas genuínas nascidas no coração das multidões, levantam grandes perguntas que ultrapassam as barricas, desafiando até a repressão violenta.

Elas afetam o coração de Deus e a sensibilidade de seus profetas: Estou ouvindo o meu povo gritar no país inteiro. Minha tristeza já não pode ser curada. Meu coração está doente. Minha dor é tão grande! (Jeremias 8.18)

- Será que o Deus Eterno não esta mais em Sião?

O Rei de Sião não está mais lá? ( Jeremias 8.19ª)

Parece que o Deus Eterno está escondido no fundo dos grandes templos ou encaixotado em qualquer baú empoeirado nos  pequenos “salões de pontas-de-rua”. Ou, quem sabe, bloqueado em algum aplicativo inacessível da Internet?

- Chora, Israel, Babilônia não é teu lugar!

Quando Deus enviou Jonas a Nínive Ele o fez com propósito e mensagem definidos. Vai à grande cidade de Nínive e prega contra ela, porque a sua malícia subiu até mim (Jonas 1.2). Mas ele achou um navio para Társis, pagou a sua passagem e desceu para dentro dele. Aliou-se aos infelizes tripulantes ninivitas, tão necessitados das compaixões de Deus!

Na verdade, Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor (1.3) Maquiou sua missão. E só foi descendo...

O mar encapelou-se de repente. As ondas e os ventos subiram  sem mandar aviso. Os sofisticados sistemas de informação, bisbilhotando toda a Terra, e a intimidade dos seus pobres habitantes, falharam. Nada se detectou.

Um Tsunami se abateu sobre o “navio” e toda a carga foi lançada ao mar. Homens, coisas, estruturas e instituições. Ensinos e práticas Pós-modernas demonstraram  não satisfazer. A frustração continua...

Os jovens deixaram por algum tempo o vazio irreal do mundo virtual! Descobriram que ele só serve mesmo como instrumento, e jamais como preenchedor de anseios existenciais e espirituais profundos.

Jonas foi salvo pela força da mensagem que se recusava a pregar.

Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; Também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro (Zacarias 9.12).

As ruas continuam agitadas, e a “Filha” do meu povo ainda chora...

- Haverá ainda bálsamo em Gilead?  Ou não há médico lá?                                      

Por que não teve lugar a cura da filha do meu povo? (Jeremias 8.22).

Quando o jovem Salomão foi coroado Rei de Israel, uma oração Ele fez  suplicando sabedoria e temor a Deus. E o Senhor lhe fez a maior de todas as promessas, remédio para os nossos dias também:

...E se o meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (2 Crônicas 7.14).

Há bálsamo em Gilead, há remédio disponível e transbordante. E o Médico Bendito aqui está. Somos nós, Igreja do Senhor, responsáveis pela proclamação da salvação, consolação, esperança e paz para todos os brasileiros e o mundo que nos cerca.

- Senhor, cura esta nação.

Deus abençoe você.

              

Pr. Reuel Pereira Feitosa