Vamos Orar? - 19/04/2013

Recentes

18 de Abril de 2021

28 de Março de 2021

 

“Senhor, ensina-nos a orar...”

(Lucas 11.1)

               

A oração é o segredo do cristão. A chave divina que abre ou fecha portas. Os discípulos de Jesus bem depressa perceberam isso, e apressaram-se a pedir  que lhes ensinasse a orar.

Jesus Cristo era  homem de oração. Nos Evangelhos nós o vemos a todo instante dirigindo-se à oração. Ele deixava a multidão e se afastava; Saía escondido para buscar lugar tranquilo e  orar; tomava um barquinho sorrateiramente e se ia  à oração. Ele viveu uma vida de oração. Buscava a Deus todo o tempo.

 Será que o Filho de Deus necessitava mesmo de oração?

Ele era Homem-Deus. Trazia em si a complexidade de uma natureza que reunia humanidade e  deidade num único ser. Na verdade, Ele era Deus-Homem, perfeito. E, para cumprir Sua missão, havia de render-se à Soberania do Pai e obedecer-lhe fielmente.

Mais do que tudo, a comunhão com o Pai foi a razão de sua existência, e o motivo de se ter feito  carne. Jesus Cristo Homem veio revelar o verdadeiro Deus e restabelecer a nossa perfeita comunhão com Ele.

Na verdade, Jesus Cristo resgatou-nos do distanciamento que entre nós e o Pai havia. Apontou-nos, pelo exemplo e sacrifício de sua própria vida, o modo de nos achegarmos ao Pai, como Ele vivia permanentemente. Deus estava em Cristo; Jesus Cristo estava em Deus. E  declarou; “Eu e o Pai somos um” (João 17. 21).

O mistério da vida vitoriosa de Jesus Cristo se chama oração.

Mais do que os milagres, os sermões, as curas e tremendas ações físicas e espirituais de Cristo, o que O distingue é Sua vida de oração. Tudo o que disse em referência  ao Pai e a sua constante comunhão com Ele. Jamais Ele ensinou a arte da pregação, a beleza de cantar, a operação de milagres, curas ou maravilhas. 

 Ensinou-os a orar.

- “Vós  orareis  assim...”  (Lucas 11.1).

Palavra por palavra Ele disse. Frase por frase pronunciou com carinho, firmeza e precisão.  Numa ordem inconfundível que vai se completando passo a passo na Oração Dominical.

“Pai  Nosso” (Mateus 6.9). Enquanto a ideia de pai vai se dissolvendo na globalidade atual, a consciência de um Ser Soberano, Inconfundível e Definido, Criador e Sustentador da vida e do mundo, vai ressurgindo na mente de cada ser humano, se tornando como “uma criança”, desenhada na consciência, no subconsciente e a natureza, revelada pelo Espírito Santo. 

Enquanto os sentimentos se resfriam nas provetas e os sêmens congelados se acoplam nos úteros transplantados de qualquer humano! Nosso mundo está órfão de pais e mães... Até de cuidar dos filhos se recusa.

Mas Deus é Pai. E mais, Ele é nosso Pai. Em sentido pleno.

Pai que não só se expressa no céu, mas no coração, na alma, e em cada molécula do ser humano,  matéria que compõe o cosmos criado por Deus Pai.

Tudo começa dentro de cada um de nós, na medida da nossa comunhão com nosso Deus.

Há um só Pai. O resto é arremedo.

Ore como Jesus ensinou -  Pai Nosso!

 Deus abençoe você.

 

Pr. Reuel Pereira Feitosa