Preparai o caminho do Senhor.
(Lucas 3.4)
Os sinais eletrônicos zoam pelo mundo. A mídia cobre todos os espaços e o domínio da internet se aprofunda neste novo mundo dos humanos. Por meio deles flui o bem e o mal. A bênção e a maldição. A vida e a morte.
Em muitos sites, blogs, twitters, salas de bate-papo, smartphones, tablets, celulares, androids e tantos aplicativos, essas comunicações vão se expandindo, das pessoas mais simples às grandes corporações globais, sistemas internacionais de inteligência e interferência na vida de milhões de pessoas. Não importa se indivíduos, povos e nações.
E, tudo isso, demora um click!
Vidas arrasadas, reputações destruídas, famílias aniquiladas e mentes escravizadas pelo novo “alucinógeno virtual”. Ele é silencioso, sutil e arrasadoramente destrutivo. Avança sobre os lares nas caladas da noite e nas madrugadas, domina o tempo, contamina a mente, induzindo incautos cristãos à apostasia (I Timóteo 4.1-3).
O “novo crack” tem efeito prolongado.
“No décimo quinto ano de Tibério César veio a Palavra do Senhor a João Batista que andava pregando no deserto” (Lucas 3.1). A mensagem de João abria uma nova página. Um click do Espírito Santo no meio daquele deserto de humilhações, vergonha, corrupção, promiscuidade e exibicionismo. Em palácio, Herodes chegara ao extremo do descalabro. Os príncipes haviam perdido todo o brio e a dignidade, tanto quanto o povo que se dizia filho de Abraão! (Lucas 3.7).
Sofrimento, dor, amarguras e desilusões caracterizavam a vida.
O remédio para a cura era contundente. Literalmente, João gritava às margens do Jordão sem economizar palavras, e dizia frontalmente: “Arrependei-vos... raça de víboras... produzí frutos dignos!” (Lucas 3.7-14).
Estou cansado de ver tanta gente correndo daqui para ali, vão, vem e voltam! O que afinal desejam? Alguns procuram igrejas mais atraentes, pastores melhores, música contextual, gente mais bonita e templos confortáveis... “Louvor paganizado” e igreja sem Deus!
Há muita frustração nessa busca mais que virtual. Vazio nessa procura de quem já não sabe o que deseja. As ofertas são tantas que tantos se confundem.
Perderam a perspectiva do Evangelho, o sentido da mensagem de Jesus Cristo e nivelam a Igreja às casas noturnas exibidas na TV, na Internet, nos sites secretos onde se compartilham fotos, enviam mensagens impublicáveis e “transam” com toda a sorte de iniquidades - ilusórias, virtuais e até pessoas reais!
Todas as noites continuo vendo e ouvindo o clamor desse Profeta “ultrapassado”, cercado de ouvintes miseráveis, pobres, doentes e desajustados, bradando da outra margem do Jordão...
Lá não tem luzes, não tem cores, fumaça colorida, nem holofotes; E o lugar é desconfortável, perigoso e deserto...
Só uma coisa ilumina esse homem, o Espírito Santo de Deus:
“Endireitai as veredas...
Todo o vale será aterrado
Todo o monte e outeiro será aplainado,
Os caminhos tortos serão endireitados
E os escabrosos se tornarão planos”
(Lucas 3.4-6; Isaías 4.3-5)
Ainda há tempo. Ouça a voz do Profeta: “Arrependei-vos!”. Abandone o caminho mal e volte para o Senhor, que é rico em perdoar.
Todo o homem verá a salvação de Deus (Lucas 3.6). O Senhor mostrará a sua glória, e toda a humanidade verá. O próprio Deus prometeu que vai fazer isso (Isaías 40.5). E Ele já começou.
Deus precisa de cristãos melhores.
Click agora.
Deus abençoe você.
Pr. Reuel Pereira Feitosa