ÁFRICA ONTEM, HOJE E AMANHÃ - 19/04/2018

Recentes

11 de Agosto de 2024

19 de Junho de 2024

MISSÃO PENIEL ÁFRICA ORIENTAL

MOÇAMBIQUE E MALAWI

MISSIONÁRIOS JOSÉ FELIPE E VERALUCIA

                                                             

            Há sete anos atrás José Felipe e Veralucia saiam para uma grande empreitada do Espírito Santo. Eles não poderiam imaginar o que Senhor iria fazer. Com muito esforço, árduo trabalho e imensa dedicação, a Obra foi iniciada na Província de Tete, em Moçambique, às margens do Rio Zambeze - percorrido por grandes missionários do passado, como Schweitzer e Livingstone. Fiquei emocionado ao ver aquelas águas e constatar que a nossa querida Peniel havia chegado até ali. Um tremendo privilégio!

            A pobreza, a miséria e o sofrimento estão em todos os lugares. Em cada rosto cansado, cada criança e jovem que se aproxima. Mas eles estão sempre sorrindo. Aquela cor reluzente, os olhos vivos, e alegria que se irradia da alma. Com tudo o que sofrem, ainda estão felizes.

            Aliás, podem até cantar, gingando o corpo, dançando as pernas, movendo as mãos, naquela coreografia deliciosa que só os africanos sabem fazer:

            “Andei, andei, e não vi nada,

            Girei, girei, não encontrei nada,

            Procurei, procurei, não achei nada...

            Encontrei Jesus, só Jesus, Ele é tudo!”

            Tremenda verdade na vida daqueles jovens, na simplicidade de suas roupas coloridas e a postura humilde de cada um... Das criancinhas dentro da “capulana” (aquele saco amarrado às costas), só a carinha de fora; olhar atento ou a boca agarrada ao peito da mãe!

            Mulheres tão jovens, carregadas de filhos. Adolescentes de quatorze ou quinze anos, tão felizes cantando e dançando nos templos humildes da Missão Peniel em Chingodzi, a Sede, Pr. José Felipe e Pr. Fernando Bernardo; Moatize, Prc. Felix; Doa, Prc. Miquiceni; Três de Janeiro, Prc. Gervazio ou o Prc. A.S.Alfred Jacob, do país de Malawi.

            Eles desconhecem a tristeza. Prontos a todo instante a caminhar quilômetros, pés no chão, chinelos de dedo, e chegar bem cedo a Igreja, para o Culto da Madrugada!

            É certo que tomam apenas uma refeição por dia. Às vezes, um amontoado de folhas silvestres, cortadas e picadas pelas mulheres para cozinhar numa vasilha minúscula, no fogo vivo que brota de duas ou três pedras no chão batido.

            E o calor pode chegar até quarenta e cinco graus no verão!

            Ah, e como bailam por horas... Incansáveis são!

            “Andei, andei, não vi nada; Girei, girei, não encontrei nada; Procurei, procurei, não achei  nada...”.

            O Culto no domingo durou mais de cinco horas! Começou às oito e terminou depois de uma hora da tarde. E eles cantavam. Dançavam, pulavam, gesticulavam, em meio aos cânticos dos solistas e os contracantos do imenso coral espontâneo, ao som do tambor... Jesus Cristo é a única esperança, é a festa. Eles descobriram onde está a verdadeira felicidade.

            As Igrejas estão sendo edificadas no conhecimento da Palavra, no Poder do Espírito Santo e da Oração.

            A unidade da Obra é ensinada como única garantia da ação permanente do Espírito Santo – é a força que se desdobra para o futuro.

            Pastor José Felipe formou uma equipe de alto nível. Pastores Nacionais gestados no seio da própria mãe, a Igreja Peniel. Jovens comprometidos, leais a Deus e ao Ministério. Nossa expectativa é de formar lideranças africanas para prosseguirem com a missão de alcançar a África Oriental para Cristo.

            Aos domingos, à noite, reúnem-se nossos irmãos brasileiros em casa do Missionário José Felipe. Engenheiros, empresários, trabalhadores da Vale, em Moçambique. Eles cooperaram decisivamente para o sucesso da Obra. Atuam em diferentes áreas, e oferecem excelente suporte ao nosso Ministério. Jovens cristãos abençoados como Anderson e Sheila Rios; Kriver e Cristiane Machado; Victor e esposa; Isabel Miquisseni e Luiz Duarte, portugueses; também Ana Caroline Falce Celsaul. E uma remanescente de quarenta  anos atrás, na Rua Rio de Janeiro e Rua Tamoios, em Belo Horizonte, MG: Irmã Marlene, a filha Isabella e a neta Catarina, que deseja ser pastora!                             

Uma grande obra de Deus se avizinha, agora do outro lado da África, banhada pelo Oceano Índico.

            Olhamos o futuro. É para lá que o mundo terá de caminhar! A civilização ocidental há de ver a ascensão do Continente Africano com tantas riquezas, capacidades a serem desenvolvidas e esperança  de um Novo Tempo.

            Só Jesus Cristo pode fazer isso pelo Poder do Evangelho transformando a mentalidade humana.

            Andai, andei, vi esperança,

            Girei, girei, encontrei tudo n'Ele,

            Procurei, procurei, só achei Salvação.

            Libertação, Cura, Riqueza e Paz,

            Em Cristo Jesus, Senhor e Rei!                 

            Foi isso que descobri nessa África atual, olhando  para o futuro. À Igreja de Jesus Cristo compete ir, pregar, e anunciar a Única Esperança.

Pr. Reuel Pereira Feitosa

Viagem Missionária a Moçambique e Malawi

                          11 a 19 de Abril de 2018 – B.Hte, MG - Brasil