E o seu nome será Peniel, a Face a Deus - Gênesis 32.30
Quando quisermos o melhor de Deus para nós e para os outros, mudar é indispensável. Se nada e em nada inovarmos, seremos iguais a isso que somos hoje, amanhã e para sempre.
Há pessoas que detestam mudanças. E jamais se superam. Porque tem medo. Acomodam-se. E não tem visão do presente e nem do futuro.
Jacó estava enxergando para além daquela noite escura. Em sua mente o sol já nascia do outro lado do Jaboque.
No seu peito vibrava a esperança desse novo dia. Desprezado, humilhado, e temeroso da justa ira de Esaú, ele rendeu-se a Deus. Buscou o Senhor entregando-se completamente ao seu domínio (Gen 32.9-11).
Ele sabia quem era o seu Senhor. Conhecia a Deus de experiência própria e estava convicto de que o Senhor jamais falharia.
Não fora assim na batalha pelo maior de todos os amores de sua vida? Lutara, trabalhara, se esforçará sem medida para ter Raquel, e depois ver-se ludibriado por Labão?! Não era Lia, era Raquel!
Ele enfrentou o desafio. Superou aquela crise em busca de algo ainda maior. E a ambos alcançou!
Por isso dizia ele ao Anjo:
- «Não te deixarei se não me abençoares» (Gen 32.26).
- «Qual é o teu nome?» - Perguntava o Anjo (Gen 32.27).
- «Meu nome é Jacó» - Filho de Isaque, enganei meu irmão, fugi para o exílio, escapei da morte, servi como escravo, venci a dureza de Labão e aqui estou para vencer e vencer. Batalhador encarniçado sou, contra os fantasmas da minha mente e os desesperos de minha alma. Não me suporto ser como sou.
Quero ser como Tu és. Te busco de todo o meu ser. Quero ter o Teu Espírito. Vence agora. Quebra meu ser. Só terei paz na bênção que me deres!
Ele venceu contra tudo e contra todos. Prevaleceu sozinho naquela noite obscura de sua alma, a debilidade dos seus sentimentos e a fragilidade do seu corpo. Porque lutou com Deus e para Deus.
Nada buscava para si. Tudo dele era para os outros. Nasceu um novo homem, e um novo povo com ele ali – o mais forte, imbatível e guerreiro sobre a face da Terra até hoje!
Um homem superando uma «Potência» – «Isra», homem; «El», Deus – Israel; a determinação de um homem e o Poder de Deus (Gen 32.28).
«O teu nome será Peniel» – a Face de Deus – «Não te chamarás mais Jacó, mas Israel» (Gen. 32.30).
A noite passou, um novo dia chegou. E ele atravessou o Jaboque para a plenitude de uma nova vida.
Celebremos este grande Dia do Senhor!
Deus abençoe você.
Pr. Reuel Pereira Feitosa
Em comemoração ao 44º Aniversário
da Obra Peniel