O Senhor será a tua luz perpétua,e o teu Deus a tua glória.(Isaías 60.19) Levanta-te e resplandece, porque já vem a tua luz! Haverá um tempo maravilhoso sobre a Terra. Todas as coisas se transformarão, mudadas para melhor. Os lugares sombrios desaparecerão inundados pela luz resplandecente do Senhor.
Esse tempo de Deus vem nascendo sobre ti (v.1). Ele emerge do meio das trevas, surge da escuridão que cobriu os povos, envolvendo as nações.
Não temos nenhuma dúvida sobre o dia e hora que vivemos. A cada instante uma luz negra se acende perto de nós, nos tenta ofuscar e desviar-nos da verdadeira Fonte de Luz.
Levanta ao redor os teus olhos, e vê (v.4). Mais que uma visão, temos aqui uma revelação. Tudo o que o Senhor tem para nós já está posto. Nada temos a questionar. Jesus Cristo já veio e manifestou a sua Glória como a Glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (João 1.4)
Mas a glória desse novo tempo transcende época, a história, o presente e o passado. Tudo o que a mente humana possa imaginar ou visualizar, nada é perante a Sua majestade.
A visão que esse dia proporcionará fará vibrar os olhos dos velhinhos, os feixes de luz refulgirão no ar e o coração dos povos tremerá de tantas emoções.
Os espaços escondidos da alma se alargarão e valores até então desconhecidos serão proclamados e desfrutados pelos servos do Senhor (v.5).
A abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão (v.5). Os tesouros escondidos nas profundezas dos mares aflorarão graciosamente à flor das águas, e os reis da Terra depositarão aos teus pés os seus maiores bens.
Esta é a herança do povo do Senhor. A recompensa dos que guardaram a santificação do Santo nome do Senhor teu Deus, O Santo de Israel, porquanto O glorificaram (v.9).
Tempos de glória do Senhor quando as portas escancaradas se dispõem a receber, de dia e de noite, a todo aquele que busca o Senhor, deseja servi-Lo e ofertar-Lhe os seus tesouros (v.11).
As nações, conscientes do Poder do Senhor se curvarão perante a sua face e o servirão; e, aqueles que o resistirem, perecerão (v.12).
Os que te oprimiram prostrar-se-ão aos teus pés, e os que te desprezaram virão a ti (v.14). E porei sobre ti uma excelência perpétua, alegria e regozijo, de geração em geração (v.15).
Os teus muros, ó Jerusalém, serão chamados de salvação!
O Senhor Teu Deus será a tua luz e a tua glória perpetuamente.
O pequeno virá a ser mil, e o mínimo um povo grandíssimo;
Eu, o Senhor, a seu tempo o farei (v.22).
Deus o abençoe ricamente.
(Paráfrase a Isaías 60)
Pr. Reuel Pereira Feitosa