“... E nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar...” (II Crônicas 26.5) Esta é a história de um grande rei de Israel. Ele ainda era adolescente - tinha dezessete anos - quando começou a reinar. A saga desse soberano ainda se torna mais empolgante quando constatamos ter ele encontrado o reino em frangalhos.
Amazias, seu pai, “trouxe consigo deuses dos filhos de Seir, tomou-os por seus deuses, prostrou-se diante deles e queimou-lhes incenso”. (II Crônicas 25.14). Ele se contaminou e fez sofrer o povo.
Uzias era quase uma criança, mas era reto diante de Deus. Levava a sério sua fé e temia grandemente ao Senhor. Ele “guerreou contra os filisteus”, “quebrou muros” e “edificou cidades” antigamente destruídas (II Crônicas 26.6).
Não importa a idade do homem. Nem a sua linhagem. O que vale mesmo para Deus é a disposição do coração. A atitude que a pessoa assume de compromisso e fidelidade a Deus.
Ele era realmente muito jovem, mas o temor do Senhor habitava em seu coração. Deus ama os jovens. Deus usa os jovens. Deus aprecia a sua sinceridade, pureza e determinação.
Deus sonda o coração e conhece a integridade. Sabe dos mistérios da alma e os lugares encobertos do ser. Deus sonda e esquadrinha. Por isso, abençoou Uzias.
“Deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias”, diz a Bíblia a respeito de Uzias. Ele se esforçava. Pagava um preço de sacrifício, empenho e sincero desejo de servir ao Senhor.
Jovem, poderoso, e reconhecidamente soberbo, num trono real. Mas vejam a sua humildade, simplicidade e desprendimento. Podendo simplesmente ordenar que as coisas fossem feitas para si, deixou-as de lado. Ele próprio “buscou ao Senhor” (II Crônicas 26.5).
Não pagou, não comprou e nem ordenou aos outros - Ele próprio o fez. Ele buscou ao Senhor!
O jovem Uzias se tornou um Rei próspero porque cercou-se de homens sábios e bons conselheiros, como “Zacarias, entendido nas visões de Deus...”(II Crônicas 26.5).
A sabedoria humana pode enriquecer um homem, pode fazer uma família inteira de milionários, mas não é capaz de tornar uma pessoa feliz. A fama, a bajulação, as aparentes amizades “sinceras” morrem quando os interesses acabam!
Mas, aqueles que o buscam, “Deus os faz prosperar”!
Você pode reinar onde estiver. Pode assentar-se no trono da sua casa, na rua, na escola, na universidade ou no trabalho, onde você estiver, se você realmente buscar ao Senhor.
A verdadeira felicidade, o propósito definitivo de ser e de viver vão abraçar a sua vida.
Influenciar para o bem as pessoas que o cercam. E você será amado de verdade!
Siga o exemplo desse jovem rei. Ande pelos caminhos de Deus. Busque ao Senhor, e prospere aqui, e eternamente.
Buscar ao Senhor é a maior de todas as riquezas.
Deus abençoe você!
Pr. Reuel Pereira Feitosa