“...Vede entre as nações, realizo em vossos dias uma grande obra...”(Habacuque 1.5) O dia está chegando, quando a verdade vos será contada. Todo o olho verá, ouvidos ouvirão e a mente compreenderá. Porque tudo tem o seu tempo. Mas ouso dizer que a fresta da porta já se abriu, e a luz do outro lado é tão forte que precisamos apertar os olhos.
Há verdades que o Senhor aponta apenas aos seus profetas (Amós 3.7). Depois, no tempo, Ele as estende a todo o povo. Sempre foi assim. E o livro de Habacuque nos coloca diante disso novamente.
O povo está nas ruas outra vez. As multidões se movem por justiça, pão e esperança. E muito mais do que isso: As multidões se movem em busca de salvação. Consciente ou inconscientemente, os povos procuram um Salvador. As pessoas seguem em busca de Alguém capaz de segurá-las firmemente, fortalecê-las, revigorá-las, salvando-as de si mesmas, dos outros e dos próprios pecados.
Esse “Profeta do abraço” chega bem perto de nós, estende os braços calorosos, no aconchego da fé... Eleva o seu clamor em forma de regozijo: “Estão vendo isso?”
Ele jamais blasfema, nunca se rebela e nem se indispõe. Mas exclama: “Maravilhai-vos, maravilhai-vos. Não estais vendo isso?” (Habacuque 1.5)
Muito estranho mesmo. Coisa de Profeta... Cabeça de homem de Deus, coração de quem sente com Deus, se empenha por Ele e vai se descolando desse aqui e agora.
Eles nos sugerem não pensar muito. São homens do coração. Transborda neles muito mais as compaixões de Deus do que os juízos dos homens. Deus nos criou por Sua soberania, mas nos sustenta com o Seu amor. Ou estaríamos todos perdidos completamente!
“Não há justo, nem um sequer”! (Romanos 3.10). Por isso, “Deus amou o mundo de tal maneira...” (João 3.16)
Os “Habacuques” são inconsequentes. Os de ontem e os de hoje, também.
Eles veem o que ninguém enxerga. Eles vislumbram a Mão do Senhor. Descortinam a história e celebram o impossível.
Maravilhai-vos, sim, maravilhai-vos! Muitos ainda ficarão pasmos, quando esta história lhes for contada, dizia. “E se tardar, espera-o; porque certamente virá, e não tardará” (Habacuque 2.3)
Nunca houve tempos como estes; jamais a oportunidade tão promissora à todos os habitantes da Terra. E ela não virá, mas já veio, e continua vindo...
“E a terra se encherá do conhecimento e da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2.14).
Compaixão, Provisão e Salvação, as palavras da hora à Peniel, e a todos os habitantes da Terra.
Deus abençoe você.
.
Pr. Reuel Pereira Feitosa