“... O Senhor fará grandes coisas...”
(Joel 2.21)
Deus conduz você. Deus o abençoa, preserva e guarda. Jamais Ele falha. O relato da história de Israel é a reprodução da sua caminhada e do seu povo aqui na terra.
A profecia de Joel é forte. Seu nome significa “Jeová é Deus”. Outro não há. Não restam dúvidas, não existem titubeios. Ele é o Senhor e basta para os que n'Ele confiam. As promessas deste livro são para os que creem.
Há um tremendo confronto acima de nós. Uma batalha pesada se desenrolando. A aludida “nuvem de gafanhotos” prenuncia essa peleja (2.25). Eles são vorazes e destruidores. Nada poupam e tudo liquidam rapidamente. Mas existe a contraposição do Senhor, a proclamação da glória d'Aquele que há de vir.
O Senhor zela pela sua terra e se compadece do seu povo (v.18). Ninguém toca no que foi separado por Deus e para Deus. O Senhor peleja em favor dos seus filhos amados, seus escolhidos e ungidos por Ele. Nem a folha de uma árvore cai, ou a pena de um pássaro que voe, sem a permissão divina. “Observem as aves do céu...contudo o Pai Celestial os alimenta. Vocês têm mais valor...” (Mt 6.26). Deus tem compromisso com o seu povo e sua Obra.
“Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a herança do Teu povo à vergonha... Pelo Teu próprio Nome!” (2.17). Ele sempre honrará o Nome d'Ele, na sua e na minha vida. Não importa o que acontecer lá fora. Aqui, nos Átrios do Senhor, a sua e a minha vida prevalecerão!
Por isso, Ele mesmo afirma: “Não temas ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor faz grandes coisas” (2.21).
Você verá uma sucessão de fatos chocantes acontecerem neste país, extensivos à toda Terra. E não poderia ser de outra maneira. Mas asseguro-lhe que o Senhor estará sempre ao seu lado. Ele consolará, fortalecerá o Seu povo e dará livramento e conforto em cada situação.
Enquanto havia peste, praga, fome, chagas, terror e morte no Egito, na casa dos filhos do Senhor havia pão, saúde, fé, paz e esperança inquebrantáveis. Em cada família se meditava na Lei de Deus - “Ouve ó Israel só o Senhor é o vosso Deus”.
“Eu vos envio o mosto, o trigo e o óleo... As eiras se encherão e os lagares transbordarão” (2.19 e 24).
O Senhor há muito já está trabalhando por nós - haverá grandes provas, sim - mas Ele garante abundância, satisfação, plenitude de vitórias e muitos louvores no aconchego dos seus braços e na Casa do Senhor (2.27).
Fuja para a Casa de Deus, onde até as andorinhas encontram segurança e paz!
“A andorinha fez ninho para abrigar os seus filhotes, um refúgio junto aos altares do meu Deus” (Salmo 84.3)
“Eu sou o vosso Deus, estou no meio de vós, e o meu povo jamais será envergonhado!” (2.26,27). Regozijai-vos!
Deus abençoe você ricamente. Pr. Reuel Pereira Feitosa