Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração. (Deuteronômio 6.6) Ele era muito jovem quando escreveu o seu primeiro hino. A melodia era tão bela, que as crianças adoraram. E aquela mensagem foi se espalhando por toda a Inglaterra. O movimento batista começava proclamando o batismo por imersão - alguns até mergulhando em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Rei da Inglaterra não gostou daquilo.
Benjamin Keach começou a ser perseguido.
Em l662, pastoreava ele uma pequena Igreja nos arredores de Londres. Os seus biógrafos o descrevem como um jovem vibrante, entusiasmado e muito educado. Grande evangelista ele era, pregador poderoso e vibrante na Palavra. Sua visão se estendia para muito além, influenciando milhares de pessoas.
Porque amava tanto as crianças também por elas era amado. E continuou a produzir mais cânticos, músicas e mensagens ensinando o caminho do Senhor aos pequeninos. E, por causa disso, foi preso e sentenciado pelas autoridades.
A Corte que o condenava assim justificou a prisão: “Benjamin Keach, você está escrevendo literatura revolucionária e escandalosa; você ficará preso por duas semanas, e no próximo sábado ficará exposto no pelourinho, das onze até a uma hora da tarde, com uma faixa sobre a sua testa com a inscrição: ‘Por escrever, publicar e distribuir um livro que provoca divisão e revolta, cujo titulo é: O Instrutor Infantil ou A Nova Cartilha da Criança’; E, na quinta-feira, deverá apresentar-se da mesma maneira na Praça Winslow. Seus livros serão queimados diante dos seus olhos. E você ainda terá de pagar uma multa de vinte libras.”
Keach ficou três meses na prisão e pagou cem libras para poder sair. Mas ele não aprendeu a lição!
Algum tempo depois foi preso novamente. Desta vez porque havia escrito um hinário para as Igrejas da Inglaterra.
Até então os ingleses dispunham para cantar apenas alguns dos Salmos de David. Mas agora Benjamin Keach escreveu e publicou: “AS MELODIAS ESPIRITUAIS”, um hinário com mais de trezentos (300) hinos maravilhosos de louvor a Deus!
Bem, depois disso tudo, Keach não precisou mais gastar o seu tempo e sua vida com publicações “revolucionárias” e “escandalosas”, e escapar de perigosas perseguições, apenas por escrever ungidas canções para as crianças, adoradas pelos adultos, e adotadas pela Igreja da Inglaterra - e de tantos cristãos ao redor do mundo!
Desde menino ele pagou um alto preço, mas revolucionou a Igreja do seu tempo.
Quem sabe você não poderia ser esse jovem, hoje?
- EM HOMENAGEM ÀS CRIANÇAS DO MEU BRASIL, E DE TODO O MUNDO
Pr. Reuel Pereira Feitosa
Bibliografia Consultada: MORGAN, R - On This Day Thomas - Nelson Publishers - Nashville, USA - 1997
Veja fotos em nosso álbum