... Atentai por vós, e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu...Atos 20.28 A preocupação constante e razão da vida do Apóstolo Paulo era a Igreja de Deus. Para isso fora chamado, preparado, capacitado e ungido, desde quando o Senhor lhe apareceu na Estrada de Damasco: “Este é para mim um vaso escolhido” (Atos 9.15-18). Paulo viveu para pregar aos gentios, implantar, edificar e abençoar a Igreja de Deus.
Agora, num momento extremamente sensível de sua vida, ele segue mais uma viagem missionária pelas cidades da Costa Jônica, no Mar Egeu. Paulo ordenara aos pastores desde Assôs, Mitilene, Quiós, Samos e Éfeso, que viessem ao seu encontro em Mileto (Atos 20.13 e 17).
E, é bom dizer que o Apóstolo Paulo, nas Escrituras Sagradas, só reconhece Pastores, Presbíteros ou Anciãos aos chamados pelo Espírito Santo, legitimamente consagrados ao Santo Ministério da Palavra mediante a Imposição de Mãos do Presbitério (Atos 14.23; Tit 1.5; 1 Tim 1.18; 4.14; 5.22; 2 Tim 1.6). Um pastor não consagra outro. E nem mesmo um banho de óleo. Apenas um Concílio de homens ungidos pelo Espírito Santo, sob a cobertura e autoridade de um Ministério e do Corpo de Cristo que é a Igreja.
O Espírito Santo já prevenira Paulo dos dias aflitivos que o aguardavam. O Senhor lhe falara sobre os falsos pastores, os lobos vorazes, os divisores de rebanhos e provocadores de contendas. E seguia constrangido para Jerusalém. Ele pressentia o que o esperava (Atos 20.22). Então, Paulo abriu o coração: “Agora, sei que todos vós, por quem passei tanto tempo pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto” (Atos 20.25). E exorta com amor:
“Cuidai de vos mesmos...” (v.28) Cabe aos que tem o privilégio de servir à Igreja de Deus cuidar de si mesmos. Trabalhar o coração dia a dia; buscar o quebrantamento e a benção do Espírito Santo. Andar em permanente comunhão com Deus, com todos os irmãos e servir com humildade e mansidão ao povo de Deus. E, sejam pastores ou líderes, serem leais à Igreja e Ministério onde Deus os colocou. “Cuida de ti mesmo, os dias são maus. O Adversário vive rugindo como leão, buscando a quem possa tragar.” “Vigiai e orai.”
“...E por todo o rebanho...” (Atos 20.28). O Ministério abraça todas as ovelhas. Não existem ovelhas privilegiadas. Todas têm um mesmo dono, O Senhor.
Sejam ricas ou pobres, rajadas ou lisas, magras ou gordinhas, feias ou belas, todas, todas são ovelhas queridas. Não importa a cor, o aspecto físico e até mesmo a dedicação.
Já viram o quanto os filhos doentes, problemáticos e mais rebeldes, absorvem a atenção dos pais? É assim na Igreja, ou deveria ser. O Pastor foi buscar nos ombros a ovelha ferida, machucada, quebrada e maldizente... Algumas vêm nos ombros do pastor dando pinotes, e até “balindo” palavrões...
- Não é isso o que Jesus faria?
“...O Espírito Santo vos constituiu para pastoreardes a Igreja de Deus...” (Atos 20.28). O pastoreio não é do homem, é do Espírito Santo. Quem é o homem para pastorear a Igreja de Deus? A Igreja é espiritual, sobrenatural, e só pode ser dirigida espiritualmente. Portanto, só homens espiritualmente conduzidos por Deus podem pastorear. Isso explica muitas coisas hoje!...
A Igreja foi comprada pelo Sangue do Seu próprio Filho (Atos 20.28). A Igreja não é dos membros, não é dos pastores, não pertence a homens. E nem é uma instituição jurídica de direito. A Igreja é de Deus.
Cuidai da Igreja de Deus.
Deus vos abençoe.
Pr. Reuel Pereira Feitosa