.Tenho escutado o seu clamor... (Êxodo 3.7) O clamor do povo comove o coração de Deus. E o Senhor mesmo, com suas próprias palavras, declara a Moisés: Tenho visto a opressão sobre o meu povo (v.7). A miséria, a aflição, a violência, e o peso do chicote do feitor: Sei o quanto estão sofrendo (v.7b).
Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam (Salmo 24.1). Especificamente se refere ao Seu povo escolhido: Assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e te formou, o Israel, não temas porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu (Isaías 43.1).
Pouco importa para o Senhor o poder dos príncipes. Faraó era muito mais forte. Aquele combalido bando de escravos, saindo de debaixo do tacão egípcio, só poderia clamar ao Senhor, e d'Ele aguardar o livramento. Por isso, Deus chamou Moisés.
- “Eu Sou” me enviou a vocês, diga a faraó.
- Vá, confirmou Ele.
- Prometi libertá-los da opressão, garantiu o Senhor.
Tempos difíceis vivemos sobre a terra. Por todos os lados onde vamos, só encontramos sofrimento, decepção, dores profundas e grandes frustrações. O povo geme. E muitos já morreram. Onde está o Senhor? - se pergunta em muitos lugares. Onde o Santo de Israel?
O Senhor não prometeu livramento imediato. Assegurou a libertação, mas antes faria grandes maravilhas e sinais. Faraó veria o poder de Deus. Resistiria, mas se renderia totalmente, até que fosse aniquilado (Êxodo 3.19).
Tenho visto, tenho escutado, sei o quanto tem padecido o meu povo. Por isso, desci para livrá-los. Estenderei a minha Mão Forte, e ferirei os opressores com todas as maravilhas que fiz e farei no meio deles (Êxodo 3.20).
O Senhor Deus chamou Moisés para formar um povo forte, preparou-o no deserto, formou-os face a face. Agora, os usava para libertar do poder de Faraó.
Eu Sou o Que Sou, não temas andar em minha presença.
Deus abençoe você.
Pr. Reuel Pereira Feitosa