...estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda... Êxodo 4.4ª O Senhor ordenou a Moisés lançar o cajado em terra. - E ele explodiu em vida! De repente, num impacto sobrenatural, se quebrou e transformou-se. Mais do que um bastão de madeira, O Senhor afirma Sua soberania, sentido profético e palpável, Sua vida e poder.
Moisés precisava romper com o peso dos quarenta anos em Midiã. Por isso, seguiu para trás do deserto e fugiu para o Monte de Deus, a Horebe (Êx. 3.1). Ali ele viu a Sarça Ardente, encontrou o Anjo do Senhor na Chama de Fogo e a Glória da Visão Incandescente! (Ex. 3.2).
Mas, teve que decidir, e virar-se: “...Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima” (Êx 3.3).
Deus bradou do meio da chama: “Tira os teus sapatos, porque a terra em que estás é terra santa” (Ex 3.5). Moisés tinha que se desfazer das antigas sandálias empoeiradas, destroçadas por tantos caminhos, e ainda manchadas pelo sangue do egípcio morto; a amargura, a dor, a dissimulação, o medo e o pavor de Faraó o enfraqueciam. Não se reconhecia à altura da missão que o Senhor lhe atribuía.
- Que é isso que tens em tuas mãos? perguntou-lhe o Senhor.
- Uma vara, ele disse.
- Lança-a na terra. Ele a lançou no chão, e tornou-se uma serpente. Também Moisés fugia dela! (Ex 4.2-3) Mas Deus jamais ordena a fuga aos escolhidos. Ele escolhera e preparava um profeta. Trabalhava um pastor de ovelhas em Midiã para torná-lo Seu Interlocutor, Condutor de um povo e Sumo sacerdote em Horebe!
- Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda, ordenou decisivamente o Senhor.
Moisés não teve escolha.
Cajado lançado, cajado partido, e jamais acabado. A glória explode do cajado ao chão!
A serpente já fora destruída. O toque de Fé e a Obediência irromperam do réptil aos seus pés...
“Ele foi subindo como um renovo, como raiz de uma terra seca, não tinha parecer nem formosura; Olhando para Ele nenhuma beleza víamos para que o desejássemos... Mas Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, as nossas dores levou sobre si... Ele foi ferido pelas nossas transgressões, partido, quebrado, e moído pelas nossas iniquidades... O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele... E pelas suas pisaduras, somos sarados...” (Isaías 53. 3-5).
Cabeça esmagada, corpo e cauda desfalecidos. As portas do inferno jamais prevalecerão! (Mateus 16.18)
Naquela madeira exposta, aniquilada foi a serpente repulsiva, e em CAJADO DE DEUS se tornou!
- TOMA ESSE CAJADO EM TUA MÃO, COM ELE FARÁS OS MEUS SINAIS E MARAVILHAS (Êxodo 4.17).
Tome também o seu!
(E Arão foi até Horebe, encontrou Moisés no Monte de Deus, e o beijou) - (Êx. 4.27).
Deus o abençoe.
Pr. Reuel Pereira Feitosa