Para Além Do Amanhã! - 07/02/2016

Recentes

02 de Junho de 2021

25 de Abril de 2021

E o seu nome será Peniel, a Face a  Deus -Gênesis 32.30

Quando quisermos o melhor de Deus para nós e para os outros, mudar é indispensável. Se nada e em nada inovarmos, seremos iguais a isso que somos hoje, amanhã e para sempre.

Há pessoas que detestam mudanças. E jamais se superam. Porque tem medo. Acomodam-se. E não tem visão do presente e nem do futuro.

Jacó estava enxergando para além daquela noite escura. Em sua mente o sol já nascia do outro lado do Jaboque.

No seu peito vibrava a esperança desse novo dia. Desprezado, humilhado, e temeroso da justa ira de Esaú, ele rendeu-se a Deus. Buscou o Senhor entregando-se completamente ao seu domínio (Gen 32.9-11).

Ele sabia quem era o seu Senhor. Conhecia a Deus de experiência própria e estava convicto de que o Senhor jamais falharia.

Não fora assim na batalha pelo maior de todos os amores de sua vida? Lutara, trabalhara, se esforçará sem medida para ter Raquel, e depois ver-se ludibriado por Labão?! Não era Lia, era Raquel!

Ele enfrentou o desafio. Superou aquela crise em busca de algo ainda maior. E a ambos alcançou!

Por isso dizia ele ao Anjo:

- «Não te deixarei se não me abençoares» (Gen 32.26).

- «Qual é o teu nome?» - Perguntava o Anjo (Gen 32.27).

-  «Meu nome é Jacó» - Filho de Isaque, enganei meu irmão, fugi para o exílio, escapei da morte,  servi como escravo, venci a dureza de Labão e aqui estou para vencer e vencer. Batalhador encarniçado sou, contra os fantasmas da minha mente e os desesperos de minha alma. Não me suporto ser como sou.

Quero ser como Tu és. Te busco de todo o meu ser. Quero ter o Teu Espírito. Vence agora. Quebra meu ser.  Só terei paz na bênção que me deres!

Ele venceu contra tudo e contra todos. Prevaleceu sozinho naquela noite obscura de sua alma, a debilidade dos seus sentimentos e a fragilidade do seu corpo. Porque lutou com Deus e para Deus.

Nada buscava para si. Tudo dele era para os outros. Nasceu um novo homem, e um novo povo com ele ali – o mais forte, imbatível e guerreiro sobre a face da Terra até hoje!

Um homem superando uma «Potência» – «Isra», homem; «El», Deus – Israel;  a determinação de um homem e o Poder de Deus (Gen 32.28).

«O teu nome será Peniel» –  a Face de  Deus – «Não te chamarás mais Jacó, mas Israel» (Gen. 32.30).

A noite passou, um novo dia chegou. E ele atravessou o Jaboque para a plenitude de uma nova vida.

Celebremos este grande Dia do Senhor!

                Deus abençoe você.      

Pr. Reuel Pereira Feitosa

Em comemoração ao 44º Aniversário

da Obra Peniel