O Outro Vaso - 26/04/2015

Recentes

02 de Junho de 2021

25 de Abril de 2021

“...e tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos...” Jeremias 18.4b  Ele estava fazendo um outro vaso. O primeiro já não servia. Esgotado pelo uso, enfraquecido pelo manuseio, o Oleiro decidiu  por recriar.

Ele estava interessado num vaso novo.

Deus usa todos os seus vasos. E certamente Ele os ama profundamente. Ele os guarda. Preserva. Mantém na casa, valendo-se de cada um dentro de sua utilidade e função.

Mas um dia, nasce um plano. Vem lá do fundo do coração de Deus. Então, Ele permite que seu querido vaso se rompa...As trincas se abram, o som abafado do barro se desfazendo, os pedaços caindo e as partículas se espalhando sobre a mesa.

O coração do Oleiro sente. Dói lá dentro.

Mas uma coisa o anima: “Conheço esse material. Usei-o tantos anos. Sua textura, força        natural e a capacidade de submeter-se completamente, desempenhando a contento missões difíceis. Vou usá-lo mais. Vou construir um vaso maior e melhor”.

Deus fala assim, e sorri.

Esse novo vaso que Ele está fazendo agora já está formado em sua mente. Elaborado em cada um dos seus detalhes, forma, volume, altura, espessura da massa, resistência e tensão.

Ele também já tem em mente as voltas de cada linha e as expressões do desenho. Mas, principalmente, a utilização.

A matéria Ele conhece. Apenas barro; mas propriedade Sua.

Às vezes, Deus quebra os vasos que tem para fazer outros melhores. Ele toma nas mãos o que restou. Transforma e usa os cacos que sobraram.

O Espírito Santo entra dentro dessa obra. Imiscui-se na intimidade de cada molécula. E chega a um momento que tanto Ele se mistura que não se pode mais separar uma coisa da outra.

A vida do Espírito é a vida do barro; o barro é indispensável à ação do Espírito.

Assim, quando um vaso querido, precioso e especial, começa a experimentar a fadiga natural, o Senhor o quebra em suas mãos e recria a Sua obra...

“Desci à casa do oleiro e eis que lá estava ele: concentrado na confecção de sua obra sobre uma roda de madeira.” (Jr 18.3  BKJ)

Passe essa dor. Enfrente essa luta. Do jeito que estava, se continuasse, você se tornaria um ser inútil. Você se acabaria -  e até morreria.

- “Do vaso antigo que você era, agora estou fazendo um novo vaso - porque eu amo você”, Ele diz.

Deus está tornando você um outro vaso.

Deus abençoe você.

Pr. Reuel Pereira Feitosa