O Cumprimento Da Promessa - 20/04/2014

Recentes

02 de Junho de 2021

25 de Abril de 2021

E cumprindo-se o dia de Pentecostes... de repente veio do céu...

(Atos dos Apóstolos 2.1-2)                

Quando aqueles discípulos se reuniram no Cenáculo eles simplesmente obedeciam a uma palavra de Jesus Cristo. Ele ainda não retornara ao Pai, mas deixara uma ordem clara, simples e definitiva. “Aguardem na cidade de Jerusalém” (Atos 1.4).

Essa determinação do Senhor era para todos.

Ficar na cidade significava prevalecer em oração. Estar com Ele, permanecer em vigilância. Eles jamais poderiam imaginar a grandeza, a profundidade e a extensão daquelas palavras de Jesus. Basicamente, deveriam ficar  aonde estavam, até que  do Alto recebessem a Promessa do Pai (Atos 1.4).   

Eles permaneceram juntos. Naquela sala apertada, quente, pouco iluminada e abafada. O lugar era desconfortável. E nenhum recurso havia que facilitasse uma longa espera.

Eles estavam unidos. Um só propósito e coração. Queriam alcançar a Promessa.  Abandonaram tudo. Afazeres, cuidados pessoais, seculares e preocupações familiares.  Obrigações políticas e sociais. Compromissos deixados para trás. Agora, era buscar ao Senhor. 

Havia bem mais que uma herança a receber. Tratava-se um legado divino, um novo estilo de vida. E cada uma daquelas pessoas estava consciente de que, para viver como Ele vivera, cumprirem a missão concedida, e serem felizes, dependeriam da posse da Promessa.

Pentecostes era o nome de uma festa, não de uma benção. Uma verdade profética, um símbolo e uma proposta real a concretizar-se. Quando chegou o quinquagésimo dia - o dia de número cinquenta - ACONTECEU!

O Espirito Santo veio do Alto, enviado por Jesus. Para ficar para sempre. Habitar,  tabernacular na vida de cada discípulo. Veio para estar com o povo, entre o povo e conduzi-lo à uma nova vida.

 O Espírito Santo já esta aqui.

Do mesmo modo como o povo chegou a Jerusalém para  a Celebração da Festa de Pentecostes, os discípulos também vieram e  permaneceram, mas para aguardarem no Cenáculo  a Promessa do Pai!

Jerusalém se agitava lá fora; a Festa acontecia nas ruas, o povo se regozijava nas tendas  com  mais uma festa. Tudo era movimento e alegria!

Mas lá dentro daquela salinha apertada, apinhada de humildes discípulos, clamores subiam,  lágrimas desciam no rosto, o quebrantamento de coração, a expectativa e a fé de algo novo que o Senhor faria. Afinal, Jesus sempre cumprira sua Palavra, e não falharia!

E, DE REPENTE, cumprindo-se o tempo, o dia, e a hora, o Espírito Santo EXPLODIU na sala, irrompeu no coração dos crentes, apoderando-se deles totalmente... Uma força impetuosa, poderosa e incontida, transbordou para as ruas de Jerusalém!

 A cidade foi abalada. O povo assombrado. Boquiabertos, corriam pelas vielas da cidade, juntavam-se em grupos,  indagando sobre tudo! Então, todos ficaram sabendo:  Jerusalém inteira, maravilhada, sentia, via e ouvia estupefata, que o Espírito Santo estava ali!

Que assim conosco seja também. O povo precisa ver a glória de Deus ainda hoje.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Pr. Reuel Pereira Feitosa